Você sabe quais são os brinquedos adequados para o seu bebê?



Com a proximidade do Dia das Crianças, os pais iniciam a busca pelo presente ideal para os seus pequenos! É grande a oferta de artigos voltados para o público infantil, porém, é preciso ter atenção na hora da escolha e prestar atenção às indicações de faixa etária, qualidade e funcionalidade dos artigos à venda.

Roger Hansen, Doutor em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), alerta que os pais devem ter atenção redobrada na hora de escolher brinquedos para os seus bebês. “Hoje os aparelhos eletrônicos são vistos por parte dos pais como uma das melhores opções de entretenimento para os bebês. Isso é um grande equívoco! Entre outros riscos, o uso excessivo de aparelhos eletrônicos por crianças com idade inferior a 3 anos pode limitar o movimento e o desenvolvimento das capacidades, trazendo consequências na alfabetização e na estabilidade emocional, sem falar em possíveis déficits de atenção”, afirma o especialista.

Segundo o educador, os brinquedos são mais do que simples objetos para entreter os bebês. “Os brinquedos permitem que as crianças descubram e conquistem o mundo a seu redor, desempenhem suas novas capacidades, desenvolvam suas capacidades cognitivas e a imaginação. Por isso, principalmente nas fases iniciais da vida, o ideal é que sejam oferecidos aos bebês brinquedos adequados e que sirvam de suporte para o seu desenvolvimento sensorial”, orienta Hansen.

Roger Hansen, pesquisador da infância há mais de 10 anos, fez algumas indicações de brinquedos para os pais investirem sem medo e fazerem a festa junto aos filhos no Dias das Crianças. Confira!

- Idade: 0 a 1 ano -

Brinquedos que estimulem os sentidos e promovam o desenvolvimento motor dos bebês são os mais indicados pelo educador Roger Hansen. “Nos primeiros meses, evitem o uso excessivo dos famosos móbiles. Eles podem ser assustadores aos olhos de um bebê! Aos 3 meses, objetos como chocalhos, argolas, bacias e potes grandes, são boas opções. A partir dos seis meses, podemos oferecer mais brinquedos que as crianças gostam de manipular com as mãos, que despertem a atenção pelas texturas, sons e cores”, orienta.

- Idade: 1 a 3 anos -

Nesta faixa etária, os bebês começam a explorar brinquedos mais complexos e de forma mais elaborada. “É importante oferecer a eles objetos que possam ser disponibilizados em grandes quantidades, para que possam juntar peças, construir coisas, montar e desmontar estruturas. Não são necessários brinquedos caros, muitas vezes objetos simples e rústicos, de materiais variados, oferecem uma riqueza de aprendizado muito maior e despertam ainda mais o interesse genuíno da criança”, indica Roger Hansen.



O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg