Viagem - Destino Santiago

Minha viagem ao Chile, foi surpreendente em todos os sentidos. Sinceramente não esperava encontrar uma cidade tão rica e desenvolvida aqui na América latina.

Nunca tinha passado pela minha cabeça, a ideia de visitar o Chile e quando a ideia surgiu, confesso que não imaginava o que encontraria por lá. A capital, Santiago é um verdadeiro tesouro. Ela fica bem no centro da região metropolitana, onde as cidades se conectam de maneira tão orgânica que a sensação é a de ir de um bairro ao outro.


O cenário urbano me revelou uma arquitetura clássica e moderna numa simbiose impressionante. A capital possui um imenso conjunto de prédios históricos, todos em funcionamento e ótimo estado de conservação.

Aliás a qualidade dos serviços públicos, a limpeza e organização chamam atenção. O povo é muito ordeiro e tudo funciona de forma fluida. Não há sensação de multidão e nem congestionamentos. O sistema de metrôs conecta toda a região metropolitana, além de um super anel viário. Tudo isso fez da locomoção dentro da região algo muito agradável pra quem já se acostumou com a falta de mobilidade aqui em Florianópolis.


Veja minha lista com alguns lugares que você não pode deixar de visitar:


Palácio de la Moneda

Palacio de la Moneda

É a sede do Poder Executivo Nacional, local onde trabalha o presidente do Chile. No Subsolo há um museu incrível.

Em dias alternados é possível assistir a cerimônia da troca da guarda do palácio. A bela arquitetura e o magnífico estada de conservação, impressionam.

Aproveite para visitar todo o entorno do palácio, os prédios vizinhos guardam muita história.


2. Mercado Público

O Mercado Público é meu ponto de parada obrigatório em toda cidade que eu visito, neles eu conheço os hábitos e costumes da população e sempre encontro alguma coisa incrível para comprar. Dessa vez eu encontrei um poncho do jeito que eu queria, já procurava algo assim há muito tempo. Lindo de lã de alpaca feito pelos índios dos Andes.

O Mercado Público de Santiago é o quinto melhor do mundo.

Essa foto é do primeiro dia, estava caminhando pelo centro e já passava das 18h, encontrei sem querer o mercado, mas ele estava fechado. Voltei no outro dia, claro!

Aliás o comércio de rua em Santiago fecha cedo.


3. Plaza de Armas

A Plaza de Armas, fica no centro, bem próxima ao Palácio de la moeda, dá ir caminhando. nela tem vários prédios históricos e essas letras gigantes, ótimas pra aquela foto no insta.

No chão da praça tem uma imensa linha do tempo que conta a história de Santiago através de placas gigantes como esta, que narram o desenvolvimento histórico e revelam as planos diretores da cidade desde sua fundação. Ficou claro que o planejamento urbano foi algo pensado desde a fundação da cidade.

Olha que luxo esse prédio do Correio. A Catedral Metropolitana também é sensacional.


4. Paseo bandera

Os paseos são como os nossos calçadões aqui no centro. Este em especial passou por um trabalho de intervenção artística, o chão inteiro foi pintado por artistas e vários itens de mobiliário urbano e moderno foram inseridos complementando o estilo da arte do chão.




Bem no meio do paseo bandera tem esses dois prédios do banco Santander unidos por essa plataforma em formato de tubo. O contraste do moderno com o clássico está sempre presente no cenário urbano.




5. Cerro Santa Lucia

Localizado no centro, o Cerro Santa Lucia é o marco inicial da cidade. É como uma fortaleza construída por dentro e ao redor da colina. Ao acessar o local você segue por um jardim circular (bem grande) e sobe quase cem metros até atingir o cume da colina. O Acesso é gratuito e anexo ao parque há um Jardim Japonês gigante, muito lindo e que foi recentemente reformado e aberto a visitação.





6. Bella Vista

O Bella Vista é a região que abriga a vida noturna da região metropolitana de Santiago. São milhares de opções de barzinhos, restaurantes e casas noturnas. Tudo concentrado num único distrito. Eu visitei a região na madrugada de uma segunda-feira, caminhei dez minutos por 3 quadras e só nesse pequeno espaço haviam mais de 100 opções abertas em plena segunda. Vou precisar retornar e de muitas noites para explorar melhor essa região. No pouco que eu vi, tinha de tudo, tudo mesmo. De bares com shows sensuais e clubes de reggae.


7. Parque Arauco

Se você assim como eu adora um shopping center, Santiago é um paraíso, são literalmente centenas de opções. Um dos mais interessantes é o Parque Arauco, situado no bairro de alta classe, Las Condes.

É como se fossem 3 shoppings diferentes integrados no mesmo projeto. No prédio principal, um shopping completo com as maiores lojas do mundo e praça de alimentação. No prédio lateral está situado o distrito de luxo com as Grifes mais desejadas do mundo, praça de restaurantes e um espaço conceito chamado de bazar gourmet.




Entre os dois prédios há um boulevard semelhante ao passeio do Open Shopping aqui de Jurerê.


8. Costanera Center

O Costanera Center é o maior prédio da américa latina. Os 6 primeiros andares abriga um imenso e moderno shopping center. No alto da torre funciona a atração Sky Costanera, um mirante no último andar que proporciona uma vista panorâmica 360 graus da cidade.






Santiago me deixou com gostinho de quero mais e com certeza voltarei mais vezes, descobri que ainda há muito o que explorar por lá. Estações de Ski, Víniculas e muitos parques urbanos e de diversões. Até a próxima!

O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg