VACINAÇÃO CONTRA GRIPE EM CÃES DEVE SER FEITA ATÉ O FINAL DE ABRIL


Com a proximidade da estação mais fria do ano devem-se redobrar os cuidados com os animais domésticos. A principal preocupação é com a gripe, doença que mais acomete os cães no inverno. E neste ano, a atenção deve ser ainda maior, pois há risco de uma epidemia.


O médico-veterinário Luciano Granemann e Silva, membro do Conselho Regional de Medicina Veterinária de Santa Catarina e proprietário da Cão.Com, localizada em Florianópolis, conta que já é perceptível um aumento do número de casos na sua clínica para esta época do ano. Só em março foram mais de 30. “Possivelmente isto esteja ocorrendo também em outras clínicas”.

Luciano ressalta que uma possível explicação para este crescimento é que em 2016 muita gente deixou de fazer a imunização nos seus pets, já que foi um ano de orçamento familiar apertado. Na Cão.Com, por exemplo, a queda na aplicação de doses foi de 12%. E neste ano, novamente poucos estão dando a devida atenção ao problema. “Dos nossos clientes que foram avisados sobre a vacinação, apenas 33% compareceram até agora”, afirma.

A vacina precisa ser aplicada anualmente em filhotes a partir de nove semanas de vida, sempre entre os meses de março e abril. “É necessário um tempo para o corpo produzir os anticorpos. Por isso o ideal é vacinar com uma certa antecedência para que, quando o frio chegar, o animal esteja protegido. Eles são muito sensíveis a mudanças no clima”, afirma Luciano.

A gripe é altamente contagiosa, pois é transmitida por meio de vírus que se propagam facilmente pelo ar através de tosses e espirro. Basta um breve contato com o infectado para pegar a doença. “Isto pode ocorrer num passeio na pracinha e até mesmo quando se vai fazer banho e tosa num local que não está atento a medidas de prevenção”, diz Luciano.

Para prevenir os pets da doença, deve-se também evitar contato com animais infectados e fazer consulta com o médico veterinário ao primeiro sinal de sintomas. O principal deles é a tosse seca, conhecida popularmente por “tosse de cachorro”. E é preciso ficar atento pois, se não for tratada a tempo, a enfermidade pode evoluir para uma infecção respiratória mais grave. “Por isso o conselho é levar o quanto antes o animal para vacinação, mesmo que ele já esteja gripado”, alerta.

SERVIÇO

O que: vacina contra gripe em cães na Clínica Veterinária e Hospital CÃO.COM.

Quando: até o final de abril

Quem: animais acima de nove semanas de vida (devem tomar mesmo os que estejam gripados)

Valor: R$ 90

Endereços: Rua Madre Benvenutta,1.642, Santa Mônica. Fone: (48) 3234-2480 / Travessa Stodieck, 52, Centro. Fone: (48) 3025-2203.


O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg