Tecnologia e cerveja: a combinação é aposta para um futuro sustentável

Cervejaria Ambev selecionou 18 startups para programa de aceleração, com tecnologias inovadoras que vão desde a purificação de água até a diminuição do uso de agrotóxicos

Dezembro, 2019 – Sustentabilidade e inovação são assuntos do momento, inclusive no meio corporativo. Pensando na união dessas frentes, a Cervejaria Ambev apostou em startups que exploram a tecnologia para ajudar a criar um legado positivo para o meio ambiente e para a sociedade. A companhia acaba de anunciar as 18 startups para a segunda edição da Aceleradora 100+, programa que incentiva projetos com soluções disruptivas para os principais problemas socioambientais da atualidade.


As futuras aceleradas usam diferentes formas de tecnologia, da nanotecnologia ao blockahain e endereçam problemas ligados às metas da Cervejaria Ambev até 2025 nos pilares Agricultura, Mudanças Climáticas, Gestão de Água, Embalagem Circular e Empreendedorismo. Entre as escolhidas está a Nanotech Brasil, que criou o NanoBOT um equipamento que gera nanobolhas para tratamento de água, esgoto e efluentes industriais. Essas nanobolhas agem como um sistema de encapsulamento de diferentes gases e, dessa forma, não usa químicos no tratamento. O processo, além de ser inovador e sustentável, reduz em até 50% o consumo de energia quando comparado aos processos atuais.


Outra selecionada é a argentina Nanotica, que criou uma tecnologia de nanoencapsulação que permite diminuir a quantidade de agrotóxicos necessários nas produções agropecuárias, aumentando a produtividade no campo e a segurança alimentar. Com a tecnologia, já foi possível reduzir em até 50% o uso de fungicidas e até 70% os herbicidas. A startup fornece uma máquina nanotizadora e cápsulas vazias para que os produtores possam usar a tecnologia a custos acessíveis.


A GoGenetic também será acelerada e usa biotecnologia especializada para controle de qualidade de ingredientes. Por meio do sequenciamento de DNA, a startup faz a rastreabilidade de contaminantes no processo de produção. Isso garante uma análise mais precisa e ágil na área de segurança alimentar.

Já a Plataforma Verde desenvolveu um software em  Blackchain as Service (BaaS) que integra dados de produção e geração de resíduos para rastrear bebidas e embalagens na cadeia produtiva. Por meio da tecnologia, a startup digitaliza processos, integrando fornecedores, fabricantes, dados de descarte e destino final. 


Durante a aceleração, as startups receberão treinamentos e mentorias de especialistas da Cervejaria Ambev e consultores externos. Além disso, elas poderão desenvolver pilotos e terão a possibilidade de fechar contratos com a companhia. A apresentação dos trabalhos será no Demo Day, no primeiro semestre de 2020, e o melhor projeto vai receber investimento de R$100 mil e terá a oportunidade de apresentar o projeto para investidores de alto impacto na sede da ONU, em Nova York.


Sobre a Cervejaria Ambev

Unir as pessoas por um mundo melhor. Esse é o sonho da Ambev, empresa brasileira, com sede em São Paulo, e presente em 18 países. No Brasil, somos mais de 32 mil pessoas que dividem a mesma paixão por produzir cerveja e trabalhamos juntos para garantir momentos de celebração e diversão. A Ambev é uma cervejaria inovadora e temos o consumidor no centro de nossas decisões e iniciativas. Nosso portfólio conta com cervejas, refrigerantes, chás, isotônicos, energéticos e sucos, de marcas reconhecidas como Skol, Brahma, Antarctica, Budweiser, Stella Artois, Wäls, Colorado, Guaraná Antarctica, Fusion, do bem e AMA, a água mineral que destina 100% de seu lucro para projetos que levam acesso à água potável para famílias do semiárido brasileiro. Somente nos últimos cinco anos, investimos R$ 17,5 bilhões no país e deixamos um legado além dos investimentos com nossa ampla plataforma de sustentabilidade. Esse compromisso inclui metas claras, divulgadas publicamente, e se traduz em quatro pilares: consumo inteligente, água, resíduo zero e desenvolvimento. Esse trabalho é feito com uma rede de parceiros, pois acreditamos que a construção de um mundo melhor se torna mais rica quando feita em conjunto

O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg