Simulação da FioCruz comprova a eficácia do isolamento social em Florianópolis

De acordo com a simulação, as medidas tomadas pela prefeitura contribuíram para impedir que 1660 fossem infectadas e salvou 42 pessoas da morte.


A Prefeitura de Florianópolis, desde o início da pandemia do novo coronavírus e do anúncio dos primeiros casos confirmados no país, vem tomando medidas para conter a disseminação do COVID-19 na Capital. Com medidas anteriores a todas as cidades do Estado, ou do próprio governo estadual, a equipe técnica da Secretaria de Saúde foi capaz de desenvolver ações que demonstram que por conta da Capital, o número de incidência da doença foi menor em Santa Catarina.

Os dados mostrados a partir de um gráfico da Fundação Oswaldo Cruz a Fiocruz, demonstram como estaria a curva de contágio da Capital, caso tivesse o mesmo padrão de crescimento do estado de Santa Catarina, o que pode refletir nas diferenças das medidas de distanciamento social. Em Florianópolis, a quarentena foi mantida por mais tempo, e com mais restrições para funcionamento de espaços liberados.


Simulação de Casos Acumulados

Simulação de Óbitos Acumulados

No gráfico, a linha azul demonstra como está a curva real de óbitos e casos acumulados de COVID-19 em Santa Catarina. Em preto, a projeção de como seria se a administração municipal tivesse seguido as mesmas recomendações. Por último, em verde mais claro, o gráfico demonstra como está atualmente a situação do Município. Esta projeção, feita com um limite de tempo de 30 dias, sugere que num momento em que Florianópolis estava com 340 casos e 6 mortes, poderíamos estar com mais de 2000 casos e 48 mortes. Algumas medidas que demonstram a baixa curva da cidade são, a compra de 35 mil testes para testagem em massa de pessoas com suspeitas, possibilitou que a cidade tivesse o 1° aeroporto do Brasil testando pacientes com suspeita de COVID-19. A recomendação do uso de máscaras de pano, obrigatórias desde o dia 17 de abril, e monitoramento de contatos próximos dos casos suspeitos.


Especialistas também advertem que o relaxamento das medidas restritivas, sem um plano nacional de contenção do vírus, podem deixar a cidade e o estado vulneráveis ao crescimento descontrolado de casos e óbitos.

O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg