SAIBA COMO DESCARTAR CORRETAMENTE O LIXO ELETRÔNICO E O ÓLEO DE COZINHA


As belezas naturais estão entre os principais atrativos de Jurerê Internacional, que transformaram o balneário num dos principais destinos turísticos do Brasil e também num dos melhores lugares para ser viver. E para manter a qualidade de vida em harmonia com o meio ambiente, várias ações são colocadas em prática diariamente. Entre elas, dois projetos que estimulam os moradores a descartarem corretamente produtos altamente prejudiciais à natureza: o resíduo eletrônico e o óleo de cozinha usado. Conheça como funcionam e como participar!

Coleta de resíduos eletrônicos


Os moradores de Jurerê Internacional contam com um Ponto de Entrega Voluntária (PEV) de resíduo eletrônico para fazer o correto descarte deste tipo de material. O sistema foi implantado pela administração do balneário em parceria com a Weee.do., empresa especializada neste tipo de serviço.

A caixa coletora está localizada no Jurerê Sports Center – Centro Esportivo e Artístico, localizado na Av. dos Dourados, 481. Podem ser entregues CPUs e componentes, monitores, peças complementares (mouses, teclados, estabilizadores, nobreaks, etc), notebooks e acessórios, fax e impressoras, aparelhos telefônicos e celulares, aparelhos de CD / DVD, televisores e cabos e fios em geral.

Muitos destes materiais contêm diversos componentes considerados prejudiciais tanto à saúde humana, quanto ao meio ambiente, assim como diversos metais com alto potencial de reutilização e reciclagem. Os equipamentos arrecadados são recuperados, ou suas peças reutilizadas, e encaminhados para projetos sociais de democratização de acesso à tecnologia. Os sem condição de uso, vão para reciclagem.

A ação de Jurerê Internacional vem ao encontro da Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece a responsabilidade compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Desde a sua fabricação até os consumidores, todos são responsáveis por garantir que sejam reinseridos na cadeia produtiva, através do reuso e da reciclagem. Atualmente a Weee.do conta com mais de 60 Pontos de Entrega Voluntária de resíduos eletrônicos em Santa Catarina.

Ponto de Entrega Voluntária de Resíduos Eletrônicos

Local: Jurerê Sports Center – Centro Esportivo e Artístico, localizado na Av. dos Dourados, 481.

Horário: de segunda a sexta, das 9h às 21h40min. Sábado e domingo, das 9h às 16h

Informações: (48) 3282-2530

Programa ReÓleo

Jurerê Internacional aderiu em agosto de 2016 ao Programa ReÓleo, da Associação Comercial e Industrial de Florianópolis (ACIF). A inciativa visa reduzir o impacto que o descarte do óleo de cozinha usado provoca no meio ambiente.

O Sistema de Água e Esgotos (SAE) do balneário implantou dois Pontos de Entrega Voluntária (PEVs): um localizado defronte à Estação de Tratamento de Esgotos, na Avenida dos Salmões; e outro, na Estação de Tratamento de Água, na Avenida dos Dourados. Para participar basta armazenar o óleo em garrafas PET (até três litros) e levar a um dos dois endereços.

Uma empresa especializada no recolhimento e reciclagem dos óleos vegetais, credenciada do programa, realiza a coleta e transforma estes resíduos em matéria-prima para diversos produtos, como de limpeza e biodiesel. Todo o recurso gerado na venda é destinado a palestras de educação ambiental do ReÓleo, por meio do projeto "Reciclar é Educar".

Se despejado nos ralos das cozinhas, o óleo chega às tubulações de coleta e tratamento de esgotos, prejudicando o sistema e causando entupimentos. Além disso, se lançado na tubulação de drenagem, o óleo pode chegar aos canais, rios e ao mar, contaminando-os.

Como o óleo é menos denso que a água, ele fica na superfície impedindo a entrada de luz e oxigênio. Isso causa a morte de várias espécies aquáticas, como o fitoplâncton (algas microscópicas que vivem em rios e mares e que produzem oxigênio). Isso pode trazer consequências sérias, pois o fitoplâncton está na base da cadeia alimentar dos ecossistemas aquáticos.


Locais de coleta e horários: Estação de Tratamento de Esgotos, na Avenida dos Salmões (24h) e Estação de Tratamento de Água, na Avenida dos Dourados (das 8h30min às 18h).

Informações: 3261-5587


O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg