SAE de Jurerê Internacional alerta para fake news

Segundo a empresa, as notícias divulgadas pela associação de moradores, sobre o sistema de abastecimento de água e tratamento do esgoto, não são verdadeiras.


Leia na íntegra o comunicado oficial do SAE Jurerê Internacional:


SAE Sistema de Tratamento de Água e Esgotos de Jurerê Internacional®

Alerta de fake news aos moradores de Jurerê Internacional

É possível que um sistema de saneamento urbano que é referência no país forneça a seus usuários água imprópria para o consumo humano? Um serviço que adota as normas e certi cações mais rigorosas poderia distribuir água não potável ou de baixa qualidade a seus moradores? Em tempos de fake news, a disseminação de informações falsas pode facilmente colocar em dúvida décadas de um trabalho sério e reconhecido.


Nas últimas semanas, a Associação de Proprietários e Moradores de Jurerê Internacional (AJIN) tem abordado com insistência os moradores de Jurerê Internacional com uma série de acusações e opiniões sobre o sistema de tratamento de esgoto e abastecimento de água do bairro, sem o devido respaldo técnico. Comprometido com a transparência e em respeito a seus consumidores, o Sistema de Água e Esgoto (SAE) de Jurerê Internacional esclarece abaixo alguns pontos e alerta para as falsas notícias que circulam por meio de informativos, redes sociais e aplicativos de mensagens:


1- A AJIN distorceu o conceito de água de reuso, prática moderna e sustentável adotada ao redor do mundo, para questionar a qualidade da água fornecida pelo SAE. Toda vez que chove, o lençol freático é realimentado. Para fomentar esse processo, o SAE utiliza a técnica de tratamento do esgoto por SBR (Sequencing Batch Reactors), que devolve e uentes tratados de alta qualidade para a natureza, permitindo a recarga de água doce no lençol freático. Ela é necessária para impedir que o reservatório seja alimentado pela água salgada do mar.


Além disso, a potabilidade da água que chega às torneiras dos moradores de Jurerê Internacional é garantida por meio de análises periódicas em laboratórios externos, cujas normas são aferidas pelo INMETRO e seguem os requisitos de Sistema de Gestão Ambiental das normas internacionais ISO 14.001:2015 e ISO 9.001:2015. Estas análises jamais detectaram qualquer tipo de hormônio ou pesticida na água tratada e distribuída pela Estação de Tratamento de Jurerê Internacional.


2- É importante ressaltar, ainda, que 100% do esgoto de Jurerê Internacional é tratado. Criado na década de 1980 e em processo de modernização constante para acompanhar o crescimento de Jurerê Internacional nos últimos anos, o sistema de abastecimento de água e tratamento de esgoto abrange todos os imóveis do empreendimento, seja pelo sistema coletivo ou individual. Nas residências, o esgoto passa primeiro por uma fossa tecnicamente dimensionada, conforme normas da ABNT, e depois segue para a rede de coleta e posterior tratamento na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE). Em algumas quadras, como a 7, 8 e 10, por questões técnicas foi adotado o sistema individual não integrado ao sistema coletivo de coleta e tratamento. Nas duas modalidades, o sistema tem capacidade para atender de forma segura aos cerca de 7 mil moradores, inclusive no pico de temporada, quando atinge cerca de 20 mil usuários.


Venha conhecer o SAE

Desejamos que os moradores de Jurerê Internacional tenham a curiosidade e a oportunidade de fazer o que universidades, empresas e instituições nacionais e internacionais fazem com frequência: conhecer o SAE, considerado sistema modelo e inspiração para um mundo sustentável. A verdade, assim como a natureza, precisa ser cultivada, preservada, amada e vivida.


Aguardamos ansiosamente a sua visita. Venha e compartilhe com a gente suas dúvidas e interesse pelo tema. Agende pelo e-mail atendimento@jurere.com.br ou fale com a gente pelos telefones (48) 3261-5587 / (48) 3261-5588 (Raysa e/ou Jéssica).

O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg