Mega Feriado em SP preocupa autoridades de Florianópolis

A prefeitura de Florianópolis criou um programa especial de fiscalização exclusivo para o período de 20 a 25 de maio quando a cidade pode receber um número maior de turistas vindo de São Paulo.


Isso porque a cidade paulista resolveu antecipar feriados e criar um grande feriadão para tentar aumentar o nível de isolamento e, com isso, frear o alto índice de contaminação pela COVID-19.


“Sabemos que Florianópolis é um dos destinos preferidos dos paulistas e isso nos deixa felizes. Mas neste momento de pandemia, não é hora de deslocamentos ou turismo”, disse o prefeito Gean Loureiro.

A Capital Catarinense vai reforçar o controle no Aeroporto Hercílio Luz, que já possui barreira sanitária com medição de temperatura, testes feitos na hora e formulários de isolamento. Além disso, barreiras sanitárias também serão instaladas em vias terrestres para abordar veículos vindos de São Paulo.


Para inibir aglomerações, equipes da vigilância sanitária, Susp e Guarda Municipal vão atuar no período noturno em bares e restaurantes. Com apoio da Polícia Militar, Polícia Civil e Ministério Público, o município também vai aumentar a fiscalização em caso de denúncias de festas particulares.


Aplicativos de locação de imóveis ou site de buscas e reservas estão proibidos de fazer novas locações para o período de 20 a 25 de maio, para turistas vindo de São Paulo. A medida vale para novas reservas.

Florianópolis possui, atualmente, a menor letalidade por Coronavírus do Brasil em relação às capitais brasileiras. Além disso, a cidade vem conseguindo estabilizar o número de novos doentes. Nas últimas três semanas, houve queda neste número. Atualmente a cidade possui 603 pessoas que já foram confirmadas com COVID-19, sendo que 506 já se recuperaram, 90 ainda estão doentes (a grande maioria em isolamento domiciliar) e 7 morreram.



151 carros foram abordados em 1° dia de barreira sanitária

Profissionais da Vigilância Sanitária fizeram medição de temperatura de todos os passageiros, nenhum apresentava sintoma respiratório.


A barreira realizada na tarde desta quarta-feira (20), parou carros com placas de São Paulo, na Beira-mar Norte, sentido Centro/bairro. Foram abordados 151 veículos com placas de São Paulo, e desse total, 29 estavam chegando para trabalho ou turismo em Florianópolis. Dentre os abordados, 47 passageiros preencheram termos de isolamento domiciliar.


Do total, 122 comprovaram que residem na Capital, embora tivessem placa de outro estado. Todos os passageiros tiveram sua temperatura verificada e nenhum apresentou febre ou sintomas respiratórios.



A barreira foi mais uma medida para evitar uma possível disseminação do novo coronavírus dado o feriado em São Paulo e vão continuar até este domingo (24), nas principais vias da cidade. Participaram da ação, Vigilância Sanitária de Florianópolis, Guarda Municipal de Florianópolis, Polícia Militar e Polícia Civil.


Como funciona a barreira

Os carros com placa de São Paulo estão sendo parados na barreira. Então, é feita medição de temperatura e entregue o formulário de restrição domiciliar. Os passageiros precisam se identificar, colocar endereço, telefone, CPF, e preencher a declaração de que não são sintomáticos e que devem ficar 7 dias em restrição em domicílio. Não podem transitar pela cidade, devem sair apenas para atividades essenciais e que não dê pra ser feita remotamente ou por terceiros.


Aqueles que tem algum sintoma como tosse, falta de ar, febre, obstrução nasal, devem preencher. O formulário é o mesmo que já é feito no aeroporto. Esses sintomáticos ficam 14 dias, e conforme avaliação da equipe e se houver tempo da estadia na cidade, eles podem ser testados. O ideal é que retornem para sua cidade e procurem o serviço de saúde de lá e façam o isolamento e acompanhamento.



Aeroporto

No Aeroporto Internacional de Florianópolis, Hercílio Luz, também é realizada verificação da temperatura dos passageiros desde o dia 21 de março. O local é o primeiro Aeroporto do país a realizar testes rápidos para o novo coronavírus. A testagem é feita por profissionais da Prefeitura e testes adquiridos pela administração municipal.

O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg