Marize Koerich apresenta coleção sobre Autismo no RJ

Exposição Arte Consciente - Iniciativa Global acontece de 24 de abril a 9 de junho de 2019 no Centro Cultural dos Correios no Rio de Janeiro.


Autora da Coleção Neurônios que integra a exposição Arte Consciente, Marize Koerich (MAK) fala de sua inspiração para esta nova série:

Sou avó de 7 netos e um destes meus amores nasceu autista!


Passei pelo processo natural e neguei a informação. Era apavorante pensar que Matheus tivesse autismo. Coitada da minha filha, não tinha meu apoio efetivo. Eu estava junto dela, mas não dentro do problema.


Não entendia a urgência do tratamento, enquanto isso, minha filha corria. Ela tinha muita pressa, pois já sabia que era preciso aproveitar o período de desenvolvimento do cérebro para dar qualidade de vida ao Matheus. Mesmo sem ter diagnóstico fechado, começou o tratamento com múltiplas terapias.


Eu levei anos para entender o problema. Enquanto eu engatinhava no assunto, minha filha o estudava incansavelmente, leu todos os livros, vasculhou a internet, encontrou médicos, terapeutas, e dentro de casa foi construindo o ambiente ideal para um autista.


Felizmente, o autismo do Matheus é leve e com a obstinação de sua mãe, saiu do espectro aos 5 anos de idade. Juntos, Matheus, Kaká, o pai André e seu irmão Pedro, conseguiram superar todos os desafios. E desse aprendizado sobre o autismo, surgiu a necessidade de compartilhar estas experiências como forma de ajudar outras famílias que enfrentam o mesmo problema.


Para isso, minha filha, Kaká construiu um site www.autistologos.com.br e logo depois um perfil no instagram.com/autistologos_autista desde então vem atuando como uma verdadeira ativista da causa. E foi sua dedicação que me inspirou.


Quando fui convidada pela Saphira & Ventura, para uma mostra coletiva no RJ cujo tema original era o cromossomo 21 (Alzheimer e Síndrome de Dawn), encontrei a oportunidade perfeita de fazer algo, sugeri a inclusão do autismo como tema e foi então, que nasceu a Neurons Collection (Coleção Neurônios).


Essa é uma homenagem amorosa para Karine, Matheus, André e Pedro que estendo para todos os especiais e suas famílias. Só no Brasil o Autismo afeta 2 milhões de indivíduos. Precisamos enfrentar o assunto!


Falar sobre inclusão é uma forma de colocar luz em temas que estão agarrados em tabus, preconceitos e vergonhas. A inclusão de todos os tipos de existência humana deveria ser a forma natural da existência humana, quero ecoar essa mensagem através da minha arte.


É um movimento global que está em seu prelúdio, apenas recém começando."

Marize Koerich



O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg