
Fotografia Anna Guimarães
Uma inciativa inovadora vem movimentando os bastidores da cena cultural em Florianópolis, trata-se do Projeto Marca Humana, que realizará encontros temáticos onde o público será conduzido a vivenciar novas experiências através da arte, da arquitetura, da música, do cinema, do design, de histórias de viagens, da gastronomia e muito mais.
A ideia partiu da artista visual Flávia Tronca e conta com uma equipe de curadoria altamente qualificada. O trabalho é feito de maneira colaborativa e todos os envolvidos são voluntários que visam promover novas formas de integração comunitária.
Os encontros mensais serão realizados no IL Campanário Villagio Resort e serão abertos ao público mediante reserva. O número de participantes será limitado para proporcionar um ambiente confortável e interativo.
Leia o texto de lançamento do conceito do projeto:

Conhecimento, Arte e Cultura
Experiências Compartilhadas
Ao longo do que conhecemos por civilização deixamos nossas marcas em tudo o que tocamos, por todos os lugares onde passamos. Evoluímos da pedra, para a terra, para a máquina, para a escala industrial, para a cidade, para a produção, para o consumo e para as tecnologias em larga escala, mas ainda não sabemos bem como essa vida surgiu. O mistério da nossa existência se apoia e se conduz no imaterial, que comporta crenças, fé, abstrações, valores e sentimentos, muitos sentimentos. Configuramos nossa existência como coisa do sensível que confabula com o cotidiano.
Somos capazes de amar intensamente, de dedicar nossas vidas a outras pessoas e ideais, mas podemos destruir quase tudo, em muito pouco tempo. Tempo, essa palavra mágica, que pensamos conhecer e dominar, mas que marcamos em um relógio e convencionamos delimitar em segundos, minutos, horas, dias, semanas, anos, séculos... Tempo, que nos assusta quando percebemos como nossa existência é diminuta. Porém, este mesmo tempo nos propõe desafios e possibilidades mudando as nossas vidas.
Apreciamos e necessitamos construir vínculos, participar de encontros e reencontros, conhecer novos quadrantes, ajudar a transformar e a potencializar vidas. Conhecer e ouvir pessoas, senti-las, estabelecer laços que nos enriqueçam, nos aqueçam, nos gratifiquem e nos realizem. Somos muito mais do que nossa capacidade de comprar, de adquirir, de acumular, de trocar coisas materiais. MARCA HUMANA é uma iniciativa criada com esse impulso. Pretendemos nos reunir para ouvir e ver, sentir e perceber o que muitas pessoas se dispõem a nos revelar.
Nosso mosaico de conhecimentos pode se potencializar se compartilharmos experiências permitindo-nos confabulações com o universal através da arte, da arquitetura, da música, do cinema, do design, de histórias de viagens, da gastronomia e muito mais. A vida pode ser feita de instantes enriquecidos com saberes e experiências.
CURADORIA
Flávia Tronca | Coordenação Geral
Carolina Portella | Fotografia
Danilo Aronovich Cunha | Conselheiro Cultural
Gil Kretzer | Direção de Cenários
Hugo Alencar | Relações Públicas
Jaqueline Canal | Analista de Eventos
Pakize Pechliye | Conselheira Cultural
Pier Giorgio De Lucia | Direção Musical
Rafael Campagnolo | Chef Executivo
Douglas Ferreira | Design e Comunicação
Salete Pereira | Gestora e Conselheira