Designer de interiores dá 6 dicas valiosas sobre tapetes: tipos, cuidados e tamanhos

Os tapetes são uma das peças de decoração que mais despertam dúvidas na hora de comprar.

Entre as perguntas mais frequentes estão tamanho, cor e tipos para os mais variados ambientes. Muitas pessoas acham que não precisam de uma ajuda profissional para escolher o ideal e acabam cometendo erros, além do gasto desnecessário.


Segundo a designer de interiores Caroline Von Jelita, os tapetes são a cereja do bolo de toda decoração, trazendo aconchego e beleza aos ambientes. Além das dicas e regrinhas básicas na hora de inserir um tapete na decoração, depende também do estilo de decoração e dos móveis.




Mas, quem nunca errou que atire o primeiro tapete! Por isso, a designer de interiores separou 6 dicas muito importantes sobre tapetes. Confira:

Qual a melhor opção para área externa?

Por ser um tapete que fica exposto ao sol, chuva e sujeira da rua, Caroline indica o material de sisal sintético por ser resistente, ter uma boa durabilidade e o mais importante, você mesma pode lavar sem muita dificuldade. A aparência de sisal natural é linda, tem diversas opções, com o toque macio, é de fácil manutenção e pode ser usado em áreas externas.


Qual o tapete mais indicado para quem tem pets?

Muita gente acha que tapetes e pets não combinam. Mas a designer de interiores diz o contrário e ainda traz uma solução. Os tapetes com fios de nylon ou polipropileno, 100% sintéticos, podem sim conviver no mesmo ambiente que o seu filho de quatro patas.

Estes materiais são duráveis, de fácil manutenção e antiestáticos, onde os pelos não grudam no tapete fazendo com que a manutenção seja apenas com o aspirador de pó. É indicado para quem tem alergias e ainda tem uma variedade enorme de desenhos e cores. Para quem tem gatos, esses materiais não puxam os fios, mantendo o seu tapete sempre bonito.


Qual o tapete certo para quarto e closet?

Quarto e closet são dois lugares que buscamos conforto, andar descalço ou até sentar no tapete. Por isso, a linha comfy é a indicada. São tapetes fofinhos de pele sintética ou microfibra. Para quartos infantis, a dica é o tapete de 100% algodão orgânico, que tem muita variedade de desenhos infantis e tamanhos. E o melhor? A principal característica é o toque, bem fofinho, e a limpeza é fácil porque você pode colocar na máquina de lavar roupas.


Quais os tamanhos ideais de tapetes para sala de jantar, sala de estar e quarto?

Na sala de jantar o tapete precisa estar em toda a extensão da mesa, inclusive com as cadeiras puxadas. Por isso, o ideal é sempre ultrapassar no mínimo 60 cm em cada extremidade da mesa. Já na sala de estar o tapete precisa estar sobrando, no mínimo, 20 cm abaixo e 30 cm nas laterais do sofá, e na frente encontrando ou deixando afastado de 10 a 15 cm do rack ou da parede. Essa medida vai da sua preferência visualmente falando. No quarto precisa cobrir toda a extensão da cama, sendo 50 cm de cada lado e na frente, ou duas passadeiras nas laterais da cama.


Qual o melhor tapete para casa de praia ou campo?

Para casa de praia, tapetes sintéticos e na casa de campo, tapetes naturais: lã, algodão ou juta. São mais pesados e possuem algumas recomendações específicas para manter, mas são lindos e ficam super aconchegantes nos ambientes. Existem inúmeras opções, são duráveis com cuidados especiais e você ainda pode brincar com composições, como misturar sisal, juta, algodão ou chenille.


Como escolher a melhor cor e estampa para o ambiente?

Essa é uma das perguntas mais lidas, mas também mais complicadas de responder, pois existem muitas variantes. Mas a designer de interiores deixa algumas dicas. Se os sofás e os móveis forem lisos e neutros, Caroline indica tapetes com cor ou abstratos, como aqueles que parecem arte no chão, ou liso de textura com tom sobre tom. Caso contrário, com o sofá estampado e os móveis com alguma alusão a texturas e formas, entram os tapetes lisos ou tom sobre tom.


Se você é muito exigente com estampas, não se preocupe, você pode mandar fazer um desenho personalizado e ainda sob medida, que encaixe harmonicamente no seu ambiente. Pronto, agora é só anotar as dicas, ajustar os tapetes de casa e arrasar na próxima compra! No IGTV do Instagram @carolinevonjelitainterior a designer de interiores fala um pouco mais sobre essas dicas e mostra vários exemplos com fotos.



O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg