O ritmo acelerado da tecnologia nem sempre é acompanhado pelos idosos, que muitas vezes se sentem isolados e desinformados, principalmente no que diz respeito ao uso de dispositivos e acesso às redes sociais. Para atender a este público cada vez mais interessado em se manter antenado, foi recém-inaugurada a “Escola Melhor Idade Conectada”, no Centro de Florianópolis.
São ensinados desde os conceitos mais básicos sobre a utilização de smartphones e computadores, até o uso de aplicativos específicos e úteis para o dia a dia como serviços de transporte (Uber), bancos, compras seguras, etc.

Mas boa parte do curso é dedicada mesmo às redes sociais, o grande “xodó” dos idosos. Eles aprendem a utilizar Facebook, WhatsApp, entre outros, com o objetivo de manter contato com conhecidos, fazer novas amizades ou de reencontrar amigos e parentes com quem não falam há muito tempo.
As turmas são de no máximo 12 alunos, com tutoria de um professor e um assistente, o que garante a qualidade do aprendizado. Embora seja voltado para a terceira idade, pessoas com menos de 60 anos também podem participar.
De acordo com o nível de conhecimento do aluno, ele será direcionado para o nível básico ou avançado. “E tudo isto é ensinado de forma bem prática e numa linguagem simples, para que possam entender”, explica o professor Cristiano Neto, que tem experiência de 10 anos em aulas para idosos e 15 em cursos de informática.
ESCOLA MELHOR IDADE CONECTADA
Curso: Smartphone para a terceira idade (níveis básico e avançado)
Duração: 1 mês
Dias: segunda e quartas ou terças e quintas
Horários: Manhã (8h30min às 11h30min), tarde (14h às 17h) e noite (19h às 22h)
Local: Rua Jerônimo Coelho, 383 - Centro - sala 802. Centro Executivo Ildefonso Linhares
Informações: (48) 3209-7222/ 99938-3078 (WhatsApp) / 98862-1544 (WhatsApp).
E-mail: contato@melhoridadeconectada.com.br
Site: www.melhoridadeconectada.com.br