AS MELHORES CIDADES DO PAÍS PARA EMPREENDER


Devido ao tamanho do mercado, altos investimentos e condições logísticas, a cidade de São Paulo ocupa o primeiro lugar no Índice de Cidades Empreendedoras 2015, elaborado pela Endeavor. Na análise de 56 indicadores em 32 cidades brasileiras, a organização traz as cidades mais propícias para empreender. Florianópolis (SC) e Vitória (ES) completam o pódio.

Para elaborar o ranking, a Endeavor considera sete pilares principais que impactam diretamente a vida do empreendedor: ambiente regulatório, infraestrutura, mercado, acesso a capital, inovação, capital humano e cultura empreendedora.


São Paulo foi considerada o melhor ambiente para abrir uma empresa por representar 10% do PIB nacional, concentrar 60% dos investimentos de capital de risco do Brasil e por ser um hub logístico: dos maiores aeroportos à proximidade com o Porto de Santos.

Já Florianópolis, que ocupa o segundo lugar, tem entre seus pontos fortes o capital humano. "É uma cidade com excelente mão de obra e muita inovação, em um trabalho que começou há mais de 30 anos", avalia a Endeavor. Segundo a organização, cerca de 60% dos universitários de Florianópolis são formados em cursos de excelência (a média das cidades analisadas é 23%), 36% da população adulta tem ensino superior e, mesmo com menor porcentagem de investimentos em relação a São Paulo, tem proporcionalmente mais gente qualificada para inovar - a cada 100 empresas, há 18 mestres e doutores na área de Ciência e Tecnologia.

O destaque deste ano fica para as estreantes: Campinas, São José dos Campos e Joinville, que aparecem entre as 10 melhores cidades para empreender. Ficam à frente de Rio de Janeiro e Belo Horizonte, por exemplo, por ganharem boa avaliação em infraestrutura, inovação, terem universidades boas e qualidade de vida a um custo mais baixo. A Endeavor também destaca o Nordeste como região que tem construído uma cultura empreendedora forte. "Apesar dos seus desafios estruturais, que puxam algumas cidades da região para as últimas colocações do índice, a cultura local motiva e engaja a população com o tema", analisa a organização.


O conteúdo que interessa por Douglas Ferreira e Hugo Alencar. Estilo de Vida; Mindfullness; Arquitetura; Gastronomia; Entretenimento; Moda; Cultura e Tecnologia.

 

A revista Jurerê é hipersegmentada para o público de alto padrão.

logo-hd-png.png
ed14site.jpg

Clique na capa para fazer o

download da edição desejada e boa leitura!

capa-media.jpg
capa12site.jpg
ED11mini.jpg
ED10-capa-web.jpg
JM9low.jpg