Ação Lixo Zero de Jurerê Internacional promove conscientização ambiental

Projeto composto por voluntários terá trabalhos o ano todo e iniciará nesta terça-feira, com mutirão de retirada de lixo da vegetação da orla da praia


No dia 22 de Dezembro, pela manhã, voluntários do Grupo Jurerê Internacional se reuniram na praia (em frente ao hotel IL Campanario Villaggio Resort) para um mutirão de retirada de resíduos sólidos (lixo) da vegetação da orla, seguindo todos os cuidados de prevenção à Covid*. A iniciativa marcou o lançamento da Ação Lixo Zero, que contará com calendário de atividades o ano todo.


“Foi uma ação mais restrita, devido à pandemia e à limitação de acesso à vegetação, por se tratar de uma área de preservação permanente. Mas será um grande momento de alerta para a correta destinação de resíduos. Lembrando que descarte no meio ambiente é crime”, explica Salete Pereira, Coordenadora de Sustentabilidade de Jurerê Internacional.

A campanha tem o objetivo de chamar a atenção para a quantidade de lixo que é deixada na vegetação da orla todos os anos. Para isso, irá atrair e informar a população, principalmente moradores. O projeto já conta, inclusive, com um cronograma para o ano que vem, com mutirões no início de cada estação. Para esta ação foi necessária a emissão de licença ambiental concedida pela Floram, sob o nº 080/2020.


O projeto visa ainda conscientizar o público sobre outras mudanças de comportamento importantes como: fazer uso das lixeiras, acessar a praia pelas 19 passarelas ao longo do Passeio dos Namorados e comprar apenas de ambulantes credenciados pela prefeitura (que são orientados sobre a destinação correta do lixo).



Amparada pela área de sustentabilidade da empresa, a ação foi mapeada em conjunto e mostrou a fragilidade da vegetação da praia, que vem sendo usada para depósito de material, restos de podas e descarte de resíduos sólidos (lixo). Situações que podem gerar vários impactos ambientais como: surgimento de criadouros de mosquitos da dengue, presença de espécies de plantas invasoras, afastamento da biodiversidade local e poluição ambiental.


A vegetação da praia é importante pois abriga a biodiversidade (animais e plantas) que vive no litoral e para as espécies migratórias que a usam para descanso e alimentação. Bastante resistente a ventos fortes, esta cobertura vegetal protege contra a erosão eólica.

São apoiadores do projeto: Comcap, Floram, Habitasul, Associação dos Lojistas do Jurerê Open Shopping, IL Campanario Villaggio Resort, Programa Jurerê Internacional Qualidade Sustentável (JIQS) (por meio das empresas parceiras Urbanii, Acqua Jardim e GPS), 300 Cosmos Beach e Cafe de La Musique.


A Ação Lixo Zero integra os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU, do qual Jurerê Internacional é signatário. O projeto atende ao ODS 15 (Vida Terrestre), que visa proteger, restaurar e promover o uso sustentável dos ecossistemas terrestres, gerir de forma sustentável as florestas, combater a desertificação, travar e reverter a degradação dos solos e travar a perda da biodiversidade.

*A ação não será realizada na areia da praia, em virtude da COVID19. Os resíduos recolhidos serão os da vegetação da orla, onde estão a mais tempo, reduzindo o risco aos voluntários. Todos estarão utilizando máscaras e farão uso constante de álcool gel.